Correr pode machucar minhas articulações?

A habilidade das articulações resistirem às forças destrutivas é dependente de fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos são aquelas características do próprio indivíduo como a quantidade de água e proteínas da matriz, espessura da cartilagem e osso subcondral, capacidade da musculatura e ligamentos suportarem a articulação, além da predisposição própria. Fatores extrínsecos (externos) incluem a frequência, magnitude e direção das forças aplicadas à articulação.

Muitos estudos discutem se a corrida acelera a degeneração das articulações do joelho e quadril. Em estudos utilizando apenas as células da cartilagem ( in vitro), foi demonstrado que a cartilagem começa a se romper e degenerar a partir de uma determinada carga de impacto sobre ela, entretanto as cargas conseguidas em laboratório são superiores a aquelas que acontecem em indivíduos praticando atividades físicas.

Vários estudos realizados com corredores em comparação com indivíduos sedentários demonstram que a corrida não é um fator que acelera a degeneração da cartilagem do joelho e quadril, mesmo se praticada por muitos anos. E ainda comprova que pessoas que seguem com esta atividade por bastante tempo mantêm, ao longo da vida, melhor desempenho muscular e melhor massa óssea do que os que as sedentárias. É necessário mencionar que os únicos fatores que têm alguma relação com a degeneração da cartilagem e a corrida são o sobrepeso, o desalinhamento dos membros inferiores (joelhos muito para dentro ou para fora) e episódios de entorse ou alguma pancada ou queda.

Portanto, se você corre ou está pretendendo começar a correr, anime-se! Esta é uma atividade física com muitos benefícios para o coração e o corpo. Apenas atente para procurar orientação especializada antes de começar ou assim que aparecer alguma dor.

Escrito por Tania Szejnfeld Mann

Referência
Stuart E. Willick, Pamela A. Hansen. Running and Osteoarthritis. Clin Sports Med 29 (2010) 417–428.

× Agende sua Consulta!