Os calçados de salto

Os calçados de salto alto são os calçados mais desejados pela maioria das mulheres. Desde os primeiros modelos, mostraram ser uma tendência que viria para ficar. Confeccionados por Constantine Coccinelle para Catherine de Médici, que se casaria com o Duque de Orléans, homem muito mais alto que ela, logo se tornaram sinônimo de status e nobreza. A partir de 1950 voltaram a ficar populares e cobiçados pelas mulheres, vestindo os pés das atrizes de Holywood. Hoje os sapatos de salto alto são amplamente distribuídos, nas mais diversas cores, modelos e estilos, compondo o vestuário feminino e representando o empoderamento das mulheres. Os saltos guardam, porém, muitos perigos. Toda a postura fica alterada, pois, pelo fato do pé ficar “em ponta” e o joelho dobrado durante todo o tempo, provocam efeitos tanto positivos como negativos. As pernas parecem mais longas e tonificadas, o que é um sinônimo de juventude, porém, o esforço para caminhar aumenta, assim como o desequilíbrio e a instabilidade durante a mesma. O peso do corpo, que deve se acomodar por todo o pé durante a caminhada, passa a se concentrar apenas na parte da frente, acumulando toda a carga para ser recebida na parte do antepé.

Com um salto de 7cm de altura, o peso sobre o antepé aumenta 70%, concentrando-se principalmente sob a “bola do pé”. Os passos se tornam curtos e a força para realizar o desprendimento do piso fica prejudicada, concentrando-se quase toda sob o hálux (o dedão do pé). Dentre as lesões mais frequentes relacionadas aos sapatos de salto alto, temos os entorses do tornozelo e as lesões por sobrecarga no antepé, como a sesamoidite e a metatarsalgia (dor na “bola anterior do pé”).

Muitos médicos relacionam as deformidades nos pés ao uso de calçados de salto alto, porém os artigos científicos insistem em provar que esta relação direta não é bem estabelecida. Os calçados de salto alto podem provocar mais dor e calosidades em suas usuárias, mas não provocam joanetes, por exemplo. Escolher calçados com o salto grosso (quadrado) e com até 4cm de altura, são duas excelentes estratégias para continuar optando por este tipo de calçado com mais conforto e segurança. Se você, assim como eu, adora se sentir mais sexy e poderosa a bordo de seus sapatos de salto alto, procure modelos confortáveis e vá em frente!