Os efeitos do Uso de Salto Alto na saúde dos pés

Os efeitos do Uso de Salto Alto na saúde dos pés: explicando de forma simples, mas técnica

O salto alto, é uma peça icônica do guarda-roupa feminino e tem sido motivo de debate em relação aos seus benefícios e prejuízos para a saúde. Vamos explorar, de maneira técnica, como esse tipo de calçado afeta o corpo.

Benefícios:

  1. Estética e Confiança:

– O salto alto é frequentemente associado à elegância e confiança. Ele pode melhorar a postura, criar a ilusão de pernas mais longas e realçar a aparência geral, proporcionando um impulso à autoestima. Estudos sociocomportamentais explicam que o uso do salto aumenta a percepção do outro de sucesso e dinamismo, havendo certa preferência pelo indivíduo que está usando.

  1. Músculos da Perna:

– O uso de salto alto obriga o joelho a ficar levemente dobrado (para compensar. posição do pé) e a musculatura da coxa (quadríceps) fica contraída todo o tempo, dando uma aparência mais torneada.

  1. Compensação do encurtamento da panturrilha:

– Saltos até 3cm fazem a distribuição equalitária entre o apoio do calcanhar e do antepé e podem ajudar pessoas com encurtamento da panturrilha a não sentirem dor. Este tipo de salto ajuda em especial pessoas com fascite plantar e tendinite do aquiles.

Prejuízos:

  1. Pressão nos Pés:

– O uso constante de saltos altos aumenta a pressão sob a bola dos pés, podendo levar a dor, desconforto e calosidades. Esta hiperpressão pode provocar dor em especial sob a cabeça dos metatarsos, chamado metatarsalgia.

  1. Impacto nos Joelhos e Quadris:

– Saltos altos alteram a biomecânica natural da marcha, colocando mais pressão anterior nos joelhos e quadris. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de condromalácia patelar e síndrome da pata de ganso.

  1. Aumento do Risco de Entorses e Quedas:

– Saltos altos alteram o centro de gravidade, e diminuem a superfície de apoio durante a marcha, aumentando o risco de entorses e quedas. Isso é especialmente relevante ao caminhar em superfícies irregulares.

Dicas para importantes para aproveitar o melhor do salto alto:

  1. Altura Moderada:

– Escolher saltos de altura até 6cm. Em estudo recente do nosso grupo, identificamos que até 6cm é o limite para não posicionar os pés como se tivesse joanetes.

  1. Alternar com Calçados Confortáveis:

– Alternar entre saltos e calçados mais confortáveis ajuda a reduzir a carga constante sobre os pés e articulações. Os maiores deslocamentos do dia devem priorizar calçados baixos, deixando o salto para situações mais específicas, como a festa, o jantar ou o próprio ambiente de trabalho (se for o caso), mas não usar para caminhar na rua, pegar o transporte, etc.

  1. Alongamentos e Exercícios:

– Incorporar exercícios de alongamento da panturrilha, para combater o encurtamento provocado pelo uso crônico do salto, e fortalecimento da panturrilha e tendões fibulares pode ajudar a minimizar os efeitos negativos do uso de saltos altos.

Resume aí:

O uso de salto alto tem benefícios estéticos e psicológicos, mas também apresenta potenciais riscos para a saúde. A chave está no equilíbrio e na moderação. Escolher saltos com altura moderada (até 6cm), alternar com calçados confortáveis e praticar hábitos saudáveis são estratégias importantes para desfrutar dos benefícios estéticos do salto alto sem comprometer a saúde a longo prazo. Consultar um especialista em pé e tornozelo, especialmente se houver desconforto persistente, é sempre aconselhável para orientações personalizadas.

 

Escrito por Tania Szejnfeld Mann

× Agende sua Consulta!