NEUROMA DE MORTON

TRATAMENTO

O que é? O neuroma de Morton é o problema que acomete o nervo interdigital que passa entre a cabeça dos metatarsos (osso da frente do pé) em seu trajeto sob o ligamento intermetatarsal transverso. Quando caminhamos ou corremos (ou quando usamos calçados de salto alto), os dedos se elevam (estendem) e aumentam o atrito do nervo contra o ligamento, provocando uma irritação crônica do nervo. Esta inflamação provoca inchaço e dor embaixo do pé.

O neuroma é mais comum em mulheres. O uso de calçados de salto alto e bico fino são as principais causas desta doença. Até 90% dos neuromas ocorrem no 3º espaço metatarsal (entre o 3º e o 4º dedos). O segundo local mais acometido é o 2º espaço (entre o 2º e 3º dedos).

Os pacientes geralmente queixam de dor embaixo do pé (às vezes parecendo que tem “uma bola”), sensação de formigamento ou adormecimento nos dedos, dificuldade para usar calçados. A dor geralmente melhora interrompendo a atividade, retirando o sapato e esfregando a sola do pé.

No exame do paciente, podemos notar dor à palpação do espaço intermetatarsal e à compressão láteo-lateral das cabeças metatarsais, podendo sentir um “estalo” (chamado sinal de Mulder).

O exame físico, geralmente, já é suficiente para diagnosticar a presença do neuroma. Não é obrigatória a solicitação de mais exames, ainda que seja frequente a indicação de ultrassom ou a ressonância magnética para confirmação deste diagnóstico.

 

O tratamento do neuroma de Morton: começa com a mudança de calçados, solado rígido e o uso de palmilha para descarga da área de atrito e fisioterapia para alongamento.

Na falha do tratamento com palmilhas, o tratamento cirúrgico com a ressecção do neuroma está indicado. A cirurgia é realizada no hospital, a anestesia pode ser local ou raquianestesia. O paciente não precisa ficar internado, e recebe alta hospitalar em até 12 horas após a cirurgia.

No período pós-operatório o paciente pode pisar utilizando uma órtese (sandália ortopédica) por 3 semanas, quando os pontos são retirados. Após 3 semanas, o uso de calçados é liberado.

Veja outras patologias e tratamentos:

Agende sua Consulta

2ª – 6ª das 09:00 – 19:30.

Saiba Mais Sobre

Dra. Tania Szejnfeld Mann

Fale Pelo Whatsapp

Clique aqui!